domingo, 15 de maio de 2011

De volta a idade da Pedra

Como sempre fui uma pessoa que acha que uma moeda não tem apenas um lado, mas na verdade dois. Nunca fui de me restrigir a apenas uma única verdade ou razão. Venho aqui retomar uma discussão já apresentada. Recemente postei um "artigo" sobre os dinossauros da educação. Pois bem, convivendo mais no ambiente escolar público, e conhecendo melhor minhas colegas de trabalho, encontro algumas "justificativas" para determinadas atitudes. Não quero dizer com isso, que estão acobertadas ou que estou dando razão a determinadas práticas. Mas, acredito que tudo acontece dentro de um contexto. E que devemos compreender essas atitudes dentro desse contexto. Lembrando, compreender é diferente de aceitar. Nos últimos dias fizemos uma reunião de pais e mestres nessa escola em que trabalho. Pasmem, pois minha turma tem 30 alunos, compareceram apenas 2 pais, ou seja, nem 10% dos pais estavam presentes. Dessa forma, podemos perceber o quanto os pais são participativos. Levando em consideração a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, pode-se imaginar como são os alunos em sala de aula. Muitas vezes, os professores não apenas na escola pública, mas principalmente nela, acabam deixando de lado o ensino, e concentrando na sala de aula, em aspectos disciplinares. Já que a grande maioria dos alunos não conhecem regras, educação, enfim, alguns pressupostos necessários para o convívio social. Diante disso, esse profissional se vê em duas situações, ou disciplino ou dou aula. Bom, muita gente se horroriza quando vê alunos de escola pública chegando ao quinto ano, sem fazer a devida compreensão de textos escritos. Mas, podemos agora entender porque nossos alunos chegam em turmas tão avançadas com um rendimento tão baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário